O tapete antialérgico evita que pessoas com alergias respiratórias tenham crises em
função do acúmulo de poeira e outras sujidades. Assim, a rinite alérgica (um
mal que acomete aproximadamente 30% dos brasileiros) não impede que uma pessoa tenha um belo tapete para compor o design e a decoração de sua casa.
Os cuidados são necessários porque, embora a rinite seja mais um incômodo do que uma doença grave, ela muitas vezes está associada à asma, esta sim uma doença respiratória que pode ser fatal.
As caracterÃsticas de um tapete antialérgico
Um tapete antialérgico, como o próprio nome diz, é aquele que tem como objetivo proteger a saúde de pessoas que tenham alergias respiratórias. Ou seja, mesmo quem sofre de rinite e suas consequências - espirros, coceira e nariz inchado - pode ter um tapete em casa. Mas alguns cuidados devem ser tomados.
O primeiro deles é em relação ao material usado na sua confecção. Entre os materiais mais indicados para um tapete antialérgico estão:
- náilon;
- poliéster;
- vinil;
- sisal;
- kilim.
Ainda assim, é necessário consultar as informações do produto antes de comprá-lo para ter certeza de que o item é considerado um tapete antialérgico, pois apenas a escolha do material não é uma garantia. Caso o item não traga informações especÃficas, é recomendado consultar o fabricante.
Outra caracterÃstica que deve ser levada em conta na hora de comprar um tapete antialérgico é sua espessura. Tapetes mais "finos", ou seja, menos felpudos, tendem a reter menos sujeira e a serem mais fáceis de limpar. Por isso, esses modelos costumam ter uma ação antialérgica mais eficiente.
Mas além do material e da espessura, o que torna um tapete antialérgico? Veja mais algumas caracterÃsticas fundamentais:
- o tapete antialérgico deve evitar o acúmulo de umidade e resÃduos em excesso, bem como a proliferação de ácaros;
- muitos materiais antialérgicos são impermeáveis, o que dificulta o surgimento do mofo;
- também há tapetes antialérgicos com uma caracterÃstica que tem pouco a ver com a condição de saúde, mas estão ligadas à segurança: são antichamas, o que evita a proliferação de fogo em caso de incêndio;
- são práticos de limpar.
Dicas para limpar seu tapete antialérgico
Outra vantagem do tapete antialérgico é que, pelo fato de ele ter uma espessura menor, em geral costuma ser mais fácil de lavar. Os materiais usados na sua confecção também tornam o processo de limpeza mais simples.
Em geral, passar o aspirador de pó uma ou duas vezes por semana ajuda a tirar a sujeira superficial do dia a dia. Para o acúmulo de sujidades que é inevitável com o tempo, é necessário lavar o tapete antialérgico algumas vezes por ano. No entanto, é preciso ter cuidado para não danificar as fibras.
Uma boa dica é usar escovas com cerdas macias. Outra recomendação é conferir as indicações do fabricante sobre a melhor forma de lavar, especialmente no que diz respeito aos produtos quÃmicos que podem ser utilizados na limpeza. Mas o melhor mesmo é levar o tapete antialérgico para ser higienizado por especialistas em uma lavanderia. Afinal, você não vai querer arriscar, certo?
Chegamos ao fim do artigo e esperamos ter esclarecido as principais dúvidas a respeito de tapete antialérgico, incluindo sua composição, caracterÃsticas e dicas de limpeza. Agora, que tal continuar com a gente? Leia nosso post sobre as razões para lavar tapete em lavanderia!